O que é tesouro direto, vale a pena investir?

como investir no tesouro direto
Padrão

O tesouro direto é uma espécie de investimento que preza pelo investimento de renda fixa, porém possuindo taxas que podem receber alterações durante o passar do tempo. Apesar dessa variação, o tesouro direto é um investimento em que o investidor inicia a compra do título sabendo quais critérios para a rentabilidade do investimento tesouro direto.

Em resumo, como as vendas dos títulos públicos são realizadas pelo governo, pode-se associar com a ideia de estar emprestando dinheiro para o governo e depois ele devolverá esse dinheiro com uma rentabilidade, que pode ser pré-fixada ou pós-fixada.

 

Como investir no tesouro direto?

entabilidade do tesouro diretoPara começar o seu investimento tesouro direto é preciso saber que ele possui poucas etapas para sua inscrição.

O investidor precisa possuir o Certificado de Pessoa Física (CPF) e conta corrente em alguma instituição financeira, como bancos e afins. Essa conta será utilizada no cadastro na instituição financeira para repasse e compra dos títulos.

Ao escolher a instituição financeira, você deve escolher o agente de custódia. Os agentes de custódia são instituições financeiras que são habilitadas para fazer o intermédio da compra dos, e venda, dos títulos de tesouro direto. Elas também permitem realizar outras formas de investimento. Você pode optar por um banco ou uma corretora.

Ao escolher a instituição, você deve fornecer os dados para o cadastro nesta instituição. Ao fazer esse passo você receberá a senha após o cadastramento. Essa senha é provisória e deve ser trocada por motivos de segurança. Uma exigência que existe para a nova senha é que ela deve ter no mínimo 8 letras, possuindo numerais e caracteres diferentes.

Após a troca de senha você poderá entrar na área restrita do site do tesouro direto. Nela você deverá fazer uma pesquisa para qual título de investimento tesouro direto comprar, visando o quanto você pretende investir e qual margem de lucro na hora do retorno pretende ganhar.
Entender os processos de taxas pré e pós-fixadas pode auxiliar na escolha.

Após fazer a escolha de qual título comprar, efetue a compra para adquirir o título que melhor represente o seu perfil de investidor.

como começar a investir no tesouro direto

Vantagens de investir no tesouro direto

São inúmeras as vantagens ao investir no tesouro direto.

Uma das suas principais vantagens é a maleabilidade para o perfil de investidor, podendo iniciar o seu investimento tesouro direto com apenas R$30,00.

Com seu sistema de taxa pré-fixada, o investidor tem total conhecimento de quanto terá de retorno após o vencimento do título adquirido.

Os títulos de longo prazo oferecem uma rentabilidade significativa, atuando com uma segunda aposentadoria.

A segurança de investir no tesouro direto é maior nos outros investimentos, dando ao investidor maior controle de decisão com seu patrimônio, comodidade e baixos riscos pelo mercado financeiro.

Desvantagens dos títulos públicos

Nas taxas pré-fixadas existe a necessidade de maior comprometimento com a validade do vencimento, prendendo o investidor ao contrato para com que o mesmo não possa sair dele. E caso o mesmo opte por uma quebra de contrato, ele acabe não recebendo o valor do rendimento do valor investido. Saiba mais sobre investimento em títulos públicos no site: http://victorioamoedo.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *